Wednesday, September 7, 2011

O que esperar da temporada 2011-2012?

Sons of Anarchy abre a temporada
2011-2012 da tv americana
Começou nesta terça-feira (06/09) a temporada 2011-2012 na tv americana, com a estreia da nova temporada de Sons of Anarchy. Para os novatos no mundo das séries, vale a pena explicar: a fallseason é o período que compreende os meses de setembro a maio, sendo chamado de midseason o período de janeiro a março. As séries principais sempre estreiam na fallseason, enquanto para a midseason ficam reservadas as produções mais curtas (mas tão importantes quanto as que estreiam na fallseason) ou que serão testadas pelas emissoras para quem sabe, na temporada seguinte, ganhar um destaque maior.

Quando uma temporada de exibições começa, tem ínicio também o angustiante medo que gira em torno da lista de cancelamentos dos canais. Por tanto, não é bom se apegar a uma série estreante, pois se o retorno da audiência americana não for desejável pelo canal, a mesma pode ser cancelada antes mesmo de ter um fim definido.

A temporada 2010-2011 foi um pouco parada, com poucas novidades significantes. Destacaram-se além das séries veteranas algumas produções como Game of Thrones, que conseguiu transpor com qualidade e com ares de super produção o que podia ser imaginado no mundo criado pelos livros de George R. R. Martin. No ramo das comédias, podemos ver o crescimento de Raising Hope na Fox, que começou bem e só melhorou a cada episódio exibido. Na tv internacional, a inglesa The Hour veio para conquistar os fãs da já queridinha Mad Men, com os bastidores dos noticiários da BBC nos anos 50.

Elenco de Pan Am (Divulgação/ABC)
Para este ano, temos boas apostas e outras que parecem que não vão durar muito. Pela ABC a estreia de Pan Am chama atenção pelas polêmicas que envolvem a aviação desde o ataque de 11 de setembro, quanto a segurança dos vôos. Além disso, as companhias americanas de linhas aéreas vem sofrendo denúncias quanto a atrasos e desrespeito com os clientes, nada muito diferente da situação que passamos no Brasil. Porém, embora Pan Am resgate um tema bastante chamativo para os americanos, a trama pode acabar restrita para um público fechado e amargar a baixa audiência.

Foto promocional de The Playboy Club (Divulgação/NBC)
Polêmicas maiores giram em torno da estreia de The Playboy Club, sobre os bastidores da revista americana que tem várias de suas versões pelo mundo (inclusive no Brasil) e com uma proposta de misturar uma trama com sensualidade, ganância e futilidades baseadas em fatos reais. Com várias organizações que declararam boicote ao novo seriado, The Playboy Club já vem sendo cotada pela imprensa americana como um dos primeiros cancelamentos da nova temporada. Com uma proposta perturbadora e alardeante, a série das coelhinhas e seu poderoso chefão tem mais cara de tv paga, onde poderia ter dado certo. Óbvio que, se não der certo na tv aberta, há grandes chances de um canal pago recuperá-la, como já foi o caso de Friday Night Lights, Damages e Southland em temporadas passadas.

Maria Bello estrela versão americana de Prime Suspect (Divulgação/NBC)
Uma boa estreia que vale a pena comentar é Prime Suspect. A série inglesa de sucesso ganha sua versão nas telas americanas, sob o comando de Maria Bello, interpretando a personagem que na versão original era de Helen Mirren. A série traz uma policial viciada em bebidas alcóolicas que se torna chefe de uma departamento de  polícia e acaba num ambiente antes dominado por homens, bem ao estilo de The Closer, do TNT. 

Enquanto isso, a temporada 2011-2012 traz Smash, aproveitando o sucesso das produções musicais, mais especificamente o que vemos em Glee. A diferença é que na novata, veremos uma série de canções da Broadway e uma trama mais fechada e madura, voltada para o público adulto.

Já a fantasia domina bastante a tv americana nesta nova fase. Steven Spielberg veio na tv paga com Falling Skies na temporada passada, com sua invasão alienígena que pouco empolgou, mesmo com toda a tecnologia e efeitos de qualidade - um erro que não pode ser repetido na tão falada e já polemizada Terra Nova. Quando divulgada pela primeira vez, Terra Nova foi chamada de "a nova Lost" - e vale lembrar que até agora, nenhuma das séries que foi considerada uma substituta da produção de J.J. Abrams se deu bem (temos ai exemplos como Flash Forward e The Event). 

Elenco de Terra Nova (Divulgação/Fox)
Terra Nova promete apostar alto nos efeitos especiais na abordagem sobre um local habitado por dinossauros. Mas todo esse investimento vem trazendo grandes problemas para a produção, que acabou atrasando o lançamento do piloto, que aconteceria no meio do ano, na forma de pré-estreia. A primeira temporada terá poucos episódios, e será exibida apenas entre os meses de setembro e dezembro, sendo substituída na grade em 2012 por Alcatraz, nova produção do verdadeiro criador de Lost, J.J. Abrams.

Suspense tem ínicio em American Horror Story (Divulgação/FX)
Na tv paga, a grande promessa fica por conta da já tão comentada American Horror Story. Considerada um thriller psicossexual e com inspirações em filmes de terror e mistério que dominaram o cinema num passado longíquo e em outro não tão distante assim, como "O Bebê de Rosemary" e "O Iluminado", a obra que traz uma família para uma casa sombria e com uma vizinhança tão estranha quanto a nova moradia fica por conta de Ryan Murphy e Brad Falchuck, que atualmente trabalham em Glee. E se o fato de Ryan Murphy estar trabalhando em Glee te deixa desconfiado quanto a qualidade de American Horror Story, vale lembrar que ele foi responsável por Nip/Tuck, que embora tenha terminado um pouco trash, teve um começou intrigante e excepcional.

Bruxaria envolve The Secret Circle (Divulgação/CW)
No gênero adolescente, The Secret Circle é a maior aposta da CW para a temporada, trazendo uma trama sobre bruxas e uma adolescente que está aos poucos, se acostumando com a descoberta de seus poderes e lidando com seus semelhantes. Embora não tenha um elenco de peso, a história já é bem valiosa - é da mesma criadora dos livros que inspiraram a série The Vampire Diaries, responsável pela maior audiência do canal durante o primetime. 

Ringer traz o retorno de Sarah Michele Gellar a tv após o fim de "Buffy", com uma produção sobre uma jovem que vive uma vida dupla ao assumir a personalidade de sua irmã gêmea, se metendo numa emboscada ao tentar se livrar de outra. Num gênero mais leve, o canal traz ainda Hart of Dixie, que é mais uma a resgatar uma atriz de volta a televisão. Rachel Bilson protagoniza essa série após sua longa atuação em The OC e pequenas participações em outras séries, como Chuck.

Muitas outras séries estreiam nessa temporada 2011-2012 e outras veteranas retornam, algumas para o seu final, como Desperate Housewives e One Tree Hill (caso que no ano passado ocorreu com Smallville). E você, o que espera desta nova temporada?

Post a Comment

Ao comentar, não esqueça de colocar seu nome no campo "nome/url". Caso não tenha um site/blog/twitter, deixe o campo "url" em branco. Comentários anônimos não serão aprovados pela moderação.

Category 5

?max-results="+numposts2+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=recentarticles6\"><\/script>");

Category 6

Category 7

 
Copyright © 2014 Séries no PC