Thursday, July 14, 2011

Downloads sim, pirataria nunca

Por Paulo Victor, para o Séries no PC

O assunto que liga downloads a pirataria vem sendo muito discutido nos últimos anos, mas nunca foi possível, pelo menos até agora, chegar a uma concepção comum sobre isso ser permitido ou ilegal, ser prejudicial ou não.

Downloads

Você já pode saber, mas por questão conceitual, é necessário explicar: são os arquivos que estão hospedados num banco de dados na internet e que através de um link, é possível transferí-lo para um computador. No nosso caso, fãs de séries, usamos os downloads para obter os episódios de nossas séries preferidas.

Pirataria

Acontece quando algo é obtido de forma ilegal e vendido sem compartilhamento de lucros com os envolvidos no projeto. Diante da nossa lei atual, a pirataria é crime.

Compartilhamento x Pirataria

Atualmente algumas associações vem considerando sites de que disponibilizam links de downloads de episódios de seriados e outras mídias como piratas. Onde está o erro? Piratas não são aqueles egoístas que vendem o produto e pegam todo o lucro pra si? A maioria desses sites lucram sim, mas não com o compartilhamento dos arquivos - pois não os vendem - e sim por anúncios exibidos nos sites e por programas de afiliação de sites de gerenciamento de arquivos - e esse dinheiro é utilizado para manter, na maioria das vezes, esses sites no ar.

Compartilhar não é ilegal, embora muitos considerem. É correto baixar um episódio e o assistir. Crime é gravar a mídia num cd ou dvd e vender a qualquer custo abaixo do estabelecido no mercado (pois milhões foram gastos para produzir tal produto e os responsáveis por isso sequer estarão ganhando um centavo).

E se hoje em dia o compartilhamento virou uma febre na internet, roubando espectadores tanto da tv aberta quanto principalmente da tv paga, isso se justifica pelos erros cometidos pelas empresas e sua insistência em não os corrigir. Exemplo? Atrasos enormes na exibição de episódios na tv paga brasileira em relação a exibição nos EUA, e mais ainda, na tv aberta.

 Legendas? Embora tenham melhorado bastante, ainda é possível encontrar erros significantes nas legendas da tv paga, que chegam com os episódios atrasados - enquanto na internet, não profissionais fazem legendas de melhor qualidade e em cerca de 24 horas, dependendo do destaque da série. Sem falar que, na tv aberta, as séries são exibidas dubladas e há quem não goste deste modelo de tradução - embora alguns canais disponibilizem a opção "SAP", que deixa a exibição com áudio original, a tv aberta ainda não disponibilizou a opção de legendas para quem adere a este modelo.

Comprar os boxes de séries é coisa de colecionador ou fã de uma série ou outra. Comprar dvds de todas as séries que gostamos acaba sendo inviável pelos altos custos - um boxe chega às lojas com preço médio de 100 a 130 reais quando inclui uma temporada dividida em 4 a 6 discos. Se o objetivo é apenas ver séries quando quiser e na hora que bem entender, não é mais fácil baixar e gravar em dvds?

As tvs por assinatura cobram preços caríssimos para termos direito a ver as nossas séries com imagem em alta resolução, mas com atraso de exibição enorme em relação a tv americana. Ou, a assinatura é barata em algumas empresas de tv paga, porém a qualidade de imagem é ruim ou perde sinal frequentemente (chuva, vento, etc). Levando em conta a relação custo x benefício, por que assinar uma tv paga se podemos pagar praticamente o mesmo valor mensal numa internet banda larga de alta velocidade, baixar os episódios das nossas séries preferidas em alta definição e em poucos minutos após serem exibidas na tv americana, obeter as legendas num prazo de 24 a 72 horas em média e depois ainda ter a possibilidade de gravar numa mídia ou conectar o computador a tv e assistir tudo no conforto do sofá?

O mercado brasileiro precisa verificar primeiro suas diretrizes antes de criar leis e mais leis em busca de lucros e mais lucros que só prejudicam a população. E ao invés de se preocupar em dizer que tudo é crime, é bom rever conceitos e arrumar maneiras de consertar o que está errado. Para o que REALMENTE é CRIME, no Brasil, as leis não se aplicam como deveria.

Post a Comment

Ao comentar, não esqueça de colocar seu nome no campo "nome/url". Caso não tenha um site/blog/twitter, deixe o campo "url" em branco. Comentários anônimos não serão aprovados pela moderação.

Category 5

?max-results="+numposts2+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=recentarticles6\"><\/script>");

Category 6

Category 7

 
Copyright © 2014 Séries no PC