Tuesday, June 21, 2011

3%: A série sci-fi que o Brasil merece conhecer

Se o gênero sci-fi na televisão brasileira ficou amplamente conhecido após produções internacionais de grande sucesso como Arquivo X e mais recentemente Fringe e Lost, chegou a hora do Brasil ter uma produção ao mesmo nível de qualidade e 100% nacional.

Falando em porcentagens, é nesta realidade que conhecemos a série 3%, vencedora da primeira fase do edital FIC TV, realizado pelo Ministério da Cultura e a TV Brasil, com o objetivo de lançar na tv novos talentos televisivos e produções. O episódio piloto foi gravado com a ajuda dos recursos disponibilizados pelo programa e exibido pelo canal juntamente com outras produções que participaram de uma votação. As 3 mais votadas pelo público ganharam financiamento para produzir mais episódios totalizando uma temporada com 13 capítulos.

Não foi o caso de 3%. Talvez por que não tenha tido a visibilidade que merecia no canal em que foi exibida ou talvez tenha faltado uma campanha maior para divulgar a votação. Mas não seja por isso, os idealizadores desse projeto tiveram a grande ideia de apostar na internet para tentar uma nova chance e dar continuidade ao processo de seleção mais dolorozo que um jovem já pode passar. E não estamos falando de um concurso, nem do vestibular.

3% narra a saga de jovens que, ao completar 20 anos, tem a oportunidade de passar por um rigoroso processo seletivo onde apenas 3% dos candidatos tem a chance de livrar-se das confusões do mundo em que vivemos e ganhar uma nova vida no Lado de Lá. Descobrir o que há no Lado de Lá é um dos objetivos principais de qualquer espectador que tenha assistido o episódio piloto e é nesta concepção que o seriado se desenvolve.

O episódio piloto, disponibilizado na internet com o objetivo de chamar a atenção e conquistar o público que não conferiu a produção na tv, traz em pouco mais de 20 minutos o ínicio do processo seletivo e as conflitantes provas que testam a capacidade mental e psicológica dos personagens. Podemos dizer que, muito mais do que uma produção de ficção científica, "3%" é um drama psicológico que mostra muito além de um mundo paralelo - figura a realidade de maneira sólida e distinta, traçando perfis de personagens que, se não nos identificamos com eles, reconhecemos que ao menos existem pessoas com as mesmas atitudes na sociedade.

3% tem uma visão crítica e ao mesmo tempo fantástica com um "Q" de produção Hollywodiana, contando com uma direção impecável e fotografia absurda chamando atenção pela estética bem cuidada. Se a tv nacional vem apenas dando destaque apenas para um gênero que se popularizou nos últimos anos - a comédia - essa é a melhor oportunidade para dar a chance a um produto de qualidade, que tem todas as chances para mexer com os espectadores e deixá-los confiantes e curiosos a cada episódio exibido. São tramas fixantes como esta que o público quer e são produtos como esse que a tv precisa.

Assista ao episódio piloto de 3% nos players abaixo (divido em 3 partes). Siga a produção da série no twitter. Em breve, disponibizaremos uma entrevista com os responsáveis pela série.

Parte 1

Parte 2

Parte 3 (final)

Post a Comment

Ao comentar, não esqueça de colocar seu nome no campo "nome/url". Caso não tenha um site/blog/twitter, deixe o campo "url" em branco. Comentários anônimos não serão aprovados pela moderação.

Category 5

?max-results="+numposts2+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=recentarticles6\"><\/script>");

Category 6

Category 7

 
Copyright © 2014 Séries no PC